Uma surpresa das esculturas gregas!

August 5, 2018

 

Não só telas podem trazer surpresas a partir da análise de materiais. Veja o exemplo das esculturas gregas: você sabia que na verdade elas eram completamente coloridas? Muitas esculturas da Grécia antiga foram pintadas de um modo descrito como policromo. No entanto, devido ao intemperismo intenso, essa policromia foi desaparecendo tanto nas esculturas quanto na arquitetura.

 

A partir de técnicas específicas de laboratório, foi possível identificar traços das cores antigas e com isso apresentar reconstruções hipotéticas das esculturas. A fotografia em luz rasante, infravermelha ou ultravioleta pôde revelar materiais orgânicos encontrados com pigmentos. Estes materiais orgânicos, como óleos ou ovos, foram usados ​​como aglutinantes em tintas e outros foram usados ​​como corantes. A luz infravermelha e ultravioleta ativam produtos químicos nos materiais orgânicos e revelam fluorescência onde a tinta foi originalmente aplicada.

 

Um exemplo é a figura em tamanho natural de um arqueiro de Tróia do templo de Aphaia, na ilha grega de Egina. Usando luz ultravioleta descobriu-se que a escultura já foi coberta com cores brilhantes.

Please reload

Our Recent Posts

June 27, 2020

June 14, 2020

May 15, 2020

Please reload

Archive

Please reload

Tags

 

©2018 by Bárbara Lopes Buarque. Proudly created with Wix.com