©2018 by Bárbara Lopes Buarque. Proudly created with Wix.com

Você já ouviu falar sobre Han van Meegeren?

August 5, 2018

Você já ouviu falar sobre Han van Meegeren? Ele foi um dos maiores falsificadores de obra de arte, e ficou famoso por ter enganado os nazistas! No entanto, van Meegeren foi preso acusado de colaborar com os nazistas, por vender um quadro de Vermeer para Hermann Goering, o segundo homem do Reich. Foi então que o falsificador declarou que a obra vendida não era autêntica e sim uma falsificação feita por ele. Van Meegeren pintou durante o julgamento um Vermeer, para provar a corte que ele era capaz de tal feito e que não havia vendido um tesouro nacional.

 

Suas obras foram colocadas para análise de físicos, químicos e historiadores da arte e estes confirmaram as falsificações afirmando que: as pinturas resistiram bem à ação da água e do álcool etílico (como nos quadros verdadeiros do século XVII). Porém, resistiram também a álcalis e ácidos, fato impossível para os quadros verdadeiros daquela época; foram encontradas evidências de que Van Meegeren tentava produzir artificialmente os craquelês; o azul cobalto, que não era conhecido no século XVII, aparecia em duas das obras analisadas; e a base usada na composição das tintas fora classificada como uma resina artificial do grupo dos fenol formaldeídos, que só foi desenvolvido no final do século XIX.

 

Van Meegeren foi condenado a prisão por falsificação, com pena de um ano. No entanto, ele morreu antes mesmo de cumprir sua pena.

Please reload

Our Recent Posts

October 23, 2019

September 23, 2019

Please reload

Archive

Please reload

Tags

Please reload