Você já ouviu falar sobre Han van Meegeren?

Você já ouviu falar sobre Han van Meegeren? Ele foi um dos maiores falsificadores de obra de arte, e ficou famoso por ter enganado os nazistas! No entanto, van Meegeren foi preso acusado de colaborar com os nazistas, por vender um quadro de Vermeer para Hermann Goering, o segundo homem do Reich. Foi então que o falsificador declarou que a obra vendida não era autêntica e sim uma falsificação feita por ele. Van Meegeren pintou durante o julgamento um Vermeer, para provar a corte que ele era capaz de tal feito e que não havia vendido um tesouro nacional.
Suas obras foram colocadas para análise de físicos, químicos e historiadores da arte e estes confirmaram as falsificações afirmando que: as pinturas resistiram bem à ação da água e do álcool etílico (como nos quadros verdadeiros do século XVII). Porém, resistiram também a álcalis e ácidos, fato impossível para os quadros verdadeiros daquela época; foram encontradas evidências de que Van Meegeren tentava produzir artificialmente os craquelês; o azul cobalto, que não era conhecido no século XVII, aparecia em duas das obras analisadas; e a base usada na composição das tintas fora classificada como uma resina artificial do grupo dos fenol formaldeídos, que só foi desenvolvido no final do século XIX.
Van Meegeren foi condenado a prisão por falsificação, com pena de um ano. No entanto, ele morreu antes mesmo de cumprir sua pena.