©2018 by Bárbara Lopes Buarque. Proudly created with Wix.com

La Primavera

September 22, 2018

 

Enfim chegou a Primavera e para comemorar sua chegada irei fazer uma breve análise da obra La Primavera de Botticelli; desta forma você verá como o conhecimento da iconografia clássica pode ser aplicado.

 

La Primavera é uma das mais famosas obras-primas do Renascimento italiano, feita em têmpera sobre madeira. É uma obra rica em simbolismos e de acordo com a interpretação mitológica, os personagens estão no famoso jardim das Hespérides: o primeiro da direita é Zéfiro, um vento de primavera que sequestra a ninfa Clori por amor, deixando-a grávida; deste ato a ninfa renasce e se transforma em Flora, ou a mesma primavera representada como uma mulher coberta com um vestido florido e espalhando flores no chão.

 

No centro da pintura está Vênus, um símbolo neoplatônico do mais alto amor, que observa toda a cena. O filho Cupido voa sobre ela. À sua esquerda estão as três graças que estão dançando. Ainda mais à esquerda vemos Mercúrio, o mensageiro dos deuses, retratado com asas em pé, que com o caduceu afasta as nuvens para preservar uma eterna primavera.

 

Please reload

Our Recent Posts

October 23, 2019

September 23, 2019

Please reload

Archive

Please reload

Tags

Please reload