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Iconografia da Natividade


Desejo a todos um Feliz Natal!

E para começarmos as festividades, que tal um pouco de arte e iconografia?!


ūüé®Voc√™ sabia? A Natividade, nascimento de Jesus, se torna uma adora√ß√£o no final da Idade M√©dia.


Admite-se que Maria teria tido o privilégio de dar à luz sem sofrimento. No afresco, seu semblante não é de fadiga, não está pálida nem com necessidade de se deitar. Está plena, ajoelhada diante do Menino recém-nascido.


O Menino Jesus está nu, luminoso, deitado sobre um feixe de palha coberto por um manto. Sua auréola em cruz faz alusão à Paixão.

Ajoelhado ao lado com um cajado na m√£o est√° S√£o Jos√©. Apesar de n√£o ser pastor, seu cajado na cena faz refer√™ncia ao fato de ter sido o √ļnico que floresceu, ao passo que os outros pretendentes √† m√£o de Maria tiveram seus bast√Ķes quebrados por permanecerem secos.


Ao lado de São José encontram-se dois anjos adoradores, e a cima estão os anjos que cantam Gloria in excelsis. A presença dos pastores nesta cena faz dela a mistura das passagens da Natividade com A Adoração dos Pastores no Estábulo de Belém. Estão em dois, assim como os outros membros do plano principal do afresco.


Os animais tamb√©m participam da adora√ß√£o. Assim como a virgem e os anjos, o boi e a mula est√£o de joelhos. De forma a se cumprir o que havia sido anunciado pelo profeta Isa√≠as: ‚ÄúO boi conhece o seu senhor, e o jumento o est√°bulo do seu dono‚ÄĚ. (Isa√≠as 1:3)


Afresco: Pinturicchio: A Natividade. Apartamento Borgia, Vaticano.


Fonte: BUARQUE, Bárbara Lopes. Apartamento Borgia: o uso da arte como afirmação do poder papal

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