UM POUCO SOBRE MIM

Desde muito nova minha mãe sempre me levou à museus, exposições e eventos culturais. Cresci admirando e respeitando o patrimônio. Na ocasião dos quinze anos fui presenteada com uma viagem à Roma que mudou minhas perspectivas de vida em definitivo. O amor pela história surgia ali; sem dúvidas o chamado vocacional também.


Entre altos e baixos cursei a graduação em Licenciatura e Bacharelado em História (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), próximo da conclusão estava novamente em Roma, na ocasião da minha lua de mel, quando um afresco de Caravaggio despertou em mim o fascínio pela arte; mudei completamente meu trabalho de conclusão de curso, levei-o para um viés de História da Arte e escrevi "O patronato artístico de Alexandre VI: o uso da arte como  afirmação do poder papal". Desde então a arte e sua história nunca mais deixaram de fazer parte da minha vida. Fiz pós-graduação em História da Arte Sacra (Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro) e tive a honra de ser recebida no Vaticano para a realização da devida análise iconográfica do meu trabalho de conclusão de curso, sendo este uma continuação do que eu havia escrito na graduação, chamando-se "O uso da arte como afirmação do poder papal: uma análise iconográfica da Sala dei Misteri della Fede".  


Em 2018 lancei meu primeiro livro "Apartamento Borgia - o uso da arte como afirmação do poder papal".  


Sou especialista em simbologia e iconologia. Meu enfoque em pesquisa é no uso de arte como afirmação de poder. Ademais, sou restauradora de pintura e vitral, professora de cursos livres e membro do ICOM (International Council of Museums). Atualmente curso Mestrado na Universidade de Lisboa em História da Arte e Patrimônio e, Pós-graduação em Mercado da Arte e Colecionismo na Universidade Nova de Lisboa.

 

©2018 by Bárbara Lopes Buarque. Proudly created with Wix.com